Movimentos escalar e vetorial
Trabalho Avaliativo de Física
Aluna: Elisa Cavalari Aires
Professor: Walter Albino
Turma: 1º 1301
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo aprimorar conhecimentos em relação a Grandeza Vetorial e Escalar. Afim de obter nota referente a matéria do primeiro bimestre na matéria de Física.
Grandeza Vetorial
As grandezas físicas como o deslocamento e a velocidade, que além do seu valor necessitam de uma orientação para que se tenha uma completa compreensão de seu significado, serão chamadas de grandezas vetoriais.
A ideia matemática de vetor se encaixou perfeitamente na Física para descrever as grandezas que necessitavam, mais do que do valor, de uma orientação, para ficarem plenamente definidas. Vetores não são entes palpáveis, como um objeto que se pode comprar no mercado. Eles são representações, vejamos um exemplo:
Esse vetor poderia ser usado para representar o deslocamento do carro que se movia na rodovia 1, da esquerda para a direita. Poderíamos também convencionar que seu comprimento representa um deslocamento de 100 m, o que implica que um deslocamento de 200 m seria representado por outro vetor com o dobro do tamanho do comprimento, pois o comprimento de um vetor caracteriza seu valor ou, usando um termo mais técnico, o comprimento caracteriza seu módulo. Chamamos o módulo do vetor acrescido de uma quantidade de medida de “intensidade da grandeza vetorial”.
A reta que serve de suporte para um vetor mostra a direção; e a seta caracteriza o sentido. Resumindo, para um vetor qualquer temos:
Grandeza Escalar
Outras grandezas, como, por exemplo, o tempo, não necessitam de uma orientação. Se alguém disser que agora são 16 h e 35 min, você não perguntaria se essa hora é horizontal para a direita ou na vertical para cima. Quando apenas o valor da grandeza é suficiente para deixar clara a ideia que se quer passa, a grandeza é dita escalar.
Conclusão
Ao longo da pesquisa pude entender a