MOVIMENTOS EMANCIPATÓRIOS
Aluna: FABIANO FERREIRA RANGEL
QUESTÃO 1 – a) A região estava caracterizada pela economia tradicional, tendo na agricultura sua principal fonte de renda.
b) A partir da descoberta do petróleo e do pagamento dos royalties, ocorreu a proliferação dos movimentos emancipatórios, muitas vezes alimentados pelas queixas com relação a distribuição desigual dos mesmos.
Podemos destacar as várias mudanças da configuração espacial, o que não refletiu na estrutura social da região, que permaneceu apresentando problemas sociais.
QUESTÃO 2 – Apesar de o país ser um grande exportador de produtos industrializados, a maioria das exportações dizem respeito a produtos a Granel, sem transformação industrial, caracterizado em commodities.
Com relação aos investimentos, podemos destacar como ponto que afugenta os investidores é a burocracia, tendo em vista uma legislação comercial ultrapassada, que “arrasta” os processos, consumindo grande parte do tempo em tarefas administrativas.
Podemos citar ainda, como outros impedimentos, o excesso de carga tributária, a ineficiência dos sistemas de ensino e as carências na infra-estrutura dos portos, tornando o país pouco atrativo para o capital estrangeiro.
QUESTÃO 3 – Trata-se da reforma implementada pelo prefeito Pereira Passos, que tinha como principal objetivo eliminar as contradições do espaço urbano, atendendo as determinações econômicas e ideológicas do momento. Como decorrência dessa proposta, iniciada pelo “bota abaixo” vários prédios que serviam de moradia para a população foram destruídos assim como os cortiços, que eram visto como exemplos de insalubridade e violência, definindo o que devia ter ou não na área, delimitando o espaço ocupado pelas classes sociais, a burguesia industrial e o operariado.
QUESTÃO 4 – a) Após a análise do mapa, podemos destacar a região nordeste, como a que ilustra mais claramente as desigualdades sociais.
b) A modernização na região nordeste não se refletiu