Movimentos de camera
1 - ZOOM IN
Esta seqüência de planos tem por característica sair de um plano mais abrangente até focar em um plano mais detalhado. Como numa cena em que a personagem fica chocada por algum motivo, e de um PLANO AMERICANO pulamos por etapas até um CLOSE. O mesmo se aplica a dar destaques no que ocorre num cenário como uma explosão ou algo parecido.
2 - ZOOM OUT
Ao contrário do plano descrito acima o OUT faz totalmente o inverso, saindo de um plano fechado para um plano mais aberto. Imagine que a personagem contempla uma explosão nuclear que acaba de ocorrer ao fundo do cenário e só se vê o reflexo nas lentes do óculos do mesmo, a câmera abre até um PLANO GERAL onde poderia ser visto por todos o que está ocorrendo.
3 - PLONGEÉ
Do francês significa “plano geral” mas ele mostra o personagem de uma perspectiva aérea (do alto), mas da mesma forma que o GERAL serve para mostrar a ação ao redor e também pode ser usado para mostrar uma situação psicológica em que devemos fazer a personagem se sentir diminuída ou impotente para reagir.
4 - CONTRA PLONGEÉ
É o inverso do plano acima, esta posição pode tornar a personagem ou cenário opulento e imponente, sempre foi muito usado para o Super Homem por esse motivo.
Também serve para destacar algo que acontece no céu acima da cabeça da personagem.
5 – TRAVELLING
Em todos os outros planos vimos situações em que a câmera de uma certa forma permanece estática. No
TRAVEL LING temos o primeiro giro de câmera ao redor do personagem ou objeto da cena. O motivo permanece estático enquanto a câmera realiza um movimento circular mostrando a ação dos personagens diante da situação que se apresenta.
6 - PANORÂMICA
Novamente temos uma inversão do plano anterior. Dessa vez a câmera toma a posição da personagem e se torna o centro realizando um giro ao redor do próprio eixo mostrando desta vez o ambiente ao redor.
&ŽŶƚĞ͗ ŚƚƚƉ͗ͬͬƉƚ͘ƐĐƌŝďĚ͘ĐŽŵͬĚŽĐͬϳϮϳϯϳϭϮͬd/y/Z