MOVIMENTOS ARTISTICOS DO SECULO XIX E XX
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA _ ICSEZ.
PINTURA I (3º PERÍODO)
DENNER ARAUJO BASTISTA
PINTURA I
PARINTINS 2015
DENNER ARAUJO BATISTA
PÉSQUISA
Trabalho a ser apresentado à Universidade Federal do Amazonas – ICSEZ _ Para obtenção de nota parcial na disciplina pintura I Sob a orientação da Professora Sandra Emília
Pintura no século XIX
Os movimentos artísticos predominantes na pintura no século XIX: Neoclassicismo; Romantismo; Naturalismo; Realismo; Impressionismo; Simbolismo.
Neoclassicismo _ O neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativas e dramáticos do Barroco.
Características _ formalismo e racionalismo, retorno ao estilo greco-romano, academismo e técnicas apuradas, culto à teoria de Aristóteles, ideal da época: democracia, na pintura, exatidão nos contornos, sobriedade nos ornamentos e no colorido, pinceladas que não marcavam a superfície, dando à obra um aspecto impessoal onde predominava o desenho sobre a cor.
Artistas - Jacques Louis David (francês, 1748-1825); Dominique Ingres (francês, 1780-1867).
Romantismo - é um movimento artístico surgido na Europa, nas últimas décadas do século XVIII. O romantismo surge em reação ao racionalismo do movimento neoclássico. Os pintores do romantismo buscam inspirar com a sua obra emoções fortes, baseadas em visões subjetivas de mundo.
Caracteristicas - o romantismo privilegia os temas nobres e grandiosos, com uma elevada clareza de propósito, os românticos