Arte Moderna
É um termo que se refere ás expressões artísticas surgidas no final do século XIX, que se estenderam até a metade do século XX.
Na arte moderna vê-se a influência da Revolução Industrial, das máquinas a vapor, do aumento das velocidades, da fotografia, do cinema, do avião, do estudo da mente, entre outros elementos que contribuíram para a mudança do pensamento e das atitudes.
Por causa disso, os principais movimentos artísticos voltaram-se para três correntes, a saber:
Estilo
Os artistas buscaram o rompimento das regras na busca de um novo estilo capaz de expressar a vida moderna. Os movimentos mais destacados são:
Fauvismo: É uma corrente artística do inicio do século XX, que começou em 1901, mas que só foi reconhecido como um movimento artístico em 1905 até 1907.
O fauvismo tem algumas características marcantes como:
1. A simplificação das formas e utilização maciça de cores puras,
2. A pouca, ou nenhuma, gradação entre os matizes,
3. As pinceladas, largas e definitivas, que continham espontânea gestualidade, entre outros.
Futurismo: É um movimento artístico e literário, que surgiu em 1909, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos dos movimentos rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX.
Cubismo: É um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e tendo se expandido para a literatura e a poesia pela influência de escritores como John dos Passos e Vladimir Maiakovski.
Escola de Paris: Se refere a dois grupos de artistas: um grupo de iluminadores medievais e um grupo de artistas não franceses que trabalhavam em Paris antes da Primeira Guerra Mundial. Também se refere a outro grupo de artistas que trabalhou na cidade entre as duas guerras.
Neoplasticismo: refere-se ao movimento artístico de vanguarda capitaneado pela figura de