Movimento uniforme no tubo de óleo
Física Experimental
Física - Tarde Professor: Eriverton Rodrigues
Aluno: Thiago Alves de Sá Muniz Sampaio
Movimento Uniforme no Tubo de Óleo
Salgueiro – PE
Dezembro 2012
Resumo
Neste experimento discutiremos o conceito de movimento uniforme, baseado no abandono de uma gota de água dentro de um tubo de óleo posicionado verticalmente.
Introdução
No movimento uniforme, a velocidade escalar é constante e coincide com a velocidade escalar média em qualquer instante ou intervalo de tempo. Matematicamente, a velocidade escalar média pode ser expressa da seguinte forma:
V=ΔS/Δt (1)
Onde ΔS é a variação de posição do corpo, ΔS = S – So, e Δt é a variação do tempo, Δt = t – to.
Substituído ΔS e Δt na equação (1), temos:
V=S/T → V= S – So / T - To
Como To = 0
V=S – So / T → S – So = V.T
Fazendo tempo inicial igual a zero, to = 0, temos a função horária do movimento uniforme.
S = Vt + So (2)
Essa é uma função do primeiro grau e é chamada de função horária da posição. Através dela podemos determinar a posição de um corpo num determinado instante.
Materiais Utilizados * Tubo de lâmpada fluorescente * Cronômetro * Óleo de cozinha * Água * Papel milimetrado * Conta-gotas
Procedimento experimental
O primeiro passo foi colar uma tira cortada de papel milimetrado – medindo 100 cm – verticalmente no tubo de lâmpada. Então o tubo de lâmpada foi enchido com óleo de cozinha até o topo, tampando-se o fundo do tubo para o óleo não escapar.
Após feito isso, o próximo passo foi pingar uma gota de água partindo do topo do tubo, com o uso de um conta-gotas. E então no instante em que a gota começa a descer pelo tubo em meio ao óleo, usa-se o cronômetro para medir o tempo em que a gota passa em determinadas medidas do papel milimetrado, foram tirados os tempos quando a gota passou em:
* 80cm (0,2m