Movimento social
Os movimentos sociais se constituem a partir das necessidades de um grupo ou de uma parcela da sociedade em adquirir mais forças para reivindicar direitos, oferecer resistência e exigir mudanças perante o poder público. Constitui a partir de um grupo de indivíduos com objetivos comuns que se organizam em função de interesses coletivos e sociais.
Uma associação de moradores constitui um movimento social na medida em que busca a adesão do maior número de moradores, decidem as táticas de atuação em conjunto e representa uma parcela da sociedade. Os movimentos melhores organizados possuem estatutos e registros em cartório, o que não garante a qualidade do trabalho.
Uma das marcas mais constantes nos movimentos é a capacidade de cobrança perante o poder público. A boa estruturação do movimento contribui para a sua credibilidade, assim como a independência de qualquer movimento em relação ao poder público.
Todo movimento social que se apresenta com a função de reivindicar direitos, ou exigir a melhoria em um bairro, precisa da maior independência possível diante do poder público para que não seja cooptado politicamente e caia no descrédito daquele grupo social.
Os movimentos sociais buscam, em última análise, uma forma de conquista da cidadania. É nessa forma de exercício político, em face do aprendizado que o próprio movimento proporciona que os cidadãos passam a reconhecer melhor os seus direitos e perceber a possibilidade de tê-los respeitados. Só será possível sonhar se houver uma organização suficientemente forte e persistente para forçar a transformação dessa