Movimento Sem Terra
Rurais Sem Terra
(MST)
Nome: Débora de Oliveira Lima
Série: 2°A
N° 11
Disciplina: Geografia
Professor: Fernando
Escola: E.E CEL JOÃO ROSA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
DESENVOLVIMENTO (Principal Causa do MST no Brasil )……………………………………………………... 1 e 2
CONCLUSÃO 2
BIBLIOGRAFIA 3
Introdução
O MST é um movimento social brasileiro camponês e autônomo que foi fundado em 1984por trabalhadores rurais. Eram eles posseiros, atingidos, por barragens, migrantes, meeiros, parceiros, pequenos agricultores, todos trabalhadores rurais sem terra que buscavam seu direito de produzir alimentos.
Objetivo
O Movimento dos Sem Terra tem três objetivos principais:
Lutar pela terra;
Lutar por Reforma Agrária;
Lutar por uma sociedade mais justa e fraterna;
O Problema
O modelo agrícola brasileiro, baseado em grandes latifúndios agrícolas e a mecanização do campo, causa uma imensa concentração de terra e renda, privando camponeses da sua propriedade rural e provocando aumento da pobreza no campo. Com isso, ocorre o êxodo rural para cidades que não possuem infraestrutura para receber estas pessoas.
A Luta
Com isso, o MST vem lutando para que se cumpra os direitos sociais garantidos na Constituição, para a diminuição da desigualdade social e que esses cidadãos permaneçam no campo, com qualidade de vida e com acesso à educação e ao conhecimento. A maior luta é pela realização da Reforma Agrária.
A Reforma Agrária Tem como objetivo proporcionar a redistribuição das propriedades rurais para a realização de sua função social. O Estado é responsável pela compra ou desapropriação de terras (inutilizadas consideradas aproveitáveis ) de grandes latifúndios e pelo assentamento de trabalhadores rurais.
Assentamentos
Famílias assentadas pela reforma agrária recebem financiamento a juros baixos para a compra de adubos, sementes e máquinas, podendo assim proporcionar terras com condições adequadas para o trabalho