Movimento retilínio uniformemente acelerado numa rampa
Neste relatório temos como objetivo de entender o Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUA), com suas respectivas características e fórmulas.
Desenvolvimento: O movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA), também conhecido como movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é aquele em que um móvel se desloca em uma trajetória em linha reta quando submetido a uma aceleração constante. Um exemplo deste tipo de movimento é a queda livre vertical. O movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) apresenta três características principais: A aceleração e a força resultante sobre a partícula é constante. A velocidade varia linearmente com respeito ao tempo. A posição varia de acordo com uma relação quadrática, com respeito ao tempo.
O MRUA tem uma aceleração constante, cujas relações dinâmicas e cinemáticas são:
-Aceleração média amed. = ∆v/∆t amed. = (vf-vi)/(tf-ti)
- Velocidade vf = vi + at
- Velocidade média Vmed. = ∆s/∆t Vmed. = (sf-si)/(tf-ti)
A velocidade média de algum dispositivo móvel, em 2 trechos de mesmo comprimento pode ser obtida pela seguinte fórmula: Vmed. = (2 x vi x vf)/(vi+vf)
- A posição s, como uma função de tempo é expresso por: sf = si + (vi x t) +( 1/2 x a x t^2)
- Existe uma equação que une o movimento e velocidade do dispositivo móvel e que não depende do tempo e é expressa por: 〖vf〗^2= 〖vi〗^2 +(2 x a x ∆s)
As equações acima quando colocadas em um gráfico fornecem uma reta para velocidade em função do tempo, cuja inclinação é a aceleração, e uma parábola para o caso da posição em função do tempo. Os gráficos são:
Lembrando que em todo gráfico v x t a área delimitada pelo eixo dos tempos e a reta representativa é numericamente igual ao deslocamento Δs, entre dois instantes t1 e t2.
Outra propriedade