Movimento Retilíneo Uniforme
Curso Superior
RELATÓRIO DE ATIVIDADE - 003
FÍSICA EXPERIMENTAL – I
O ALCANCE EM UM LANÇAMENTO HORIZONTAL DE UM PROJÉTIL.
ALUNOS: Juvia Souza
2º semESTRE / 2014
1 - OBJETIVO:
Este experimento tem como objetivo estudar as características dos movimentos, nesse caso será estudado o movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA). Foram coletadas várias medidas como: variação do tempo, espaço, velocidade média, acelerações em cada intervalo de tempo x espaço e a aceleração média. Para tanto fora convencionado uma divisão espacial de 0,4 metros em 4 intervalos de onde seriam marcados os respectivos tempos de passagem da esfera. Após a coleta dos dados construímos tabelas e gráficos. Nessas tabelas e gráficos pudemos observar algumas peculiaridades, tal como a presença da aceleração devido ao ângulo do plano inclinado.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado Introdução Elaboramos uma experiência amparados de materiais específicos onde determinamos o ângulo que o plano faz com a horizontal e uma certa distância para calcularmos o tempo que o objeto leva para fazer o trajeto determinado. A partir desses dados coletados calculamos ainda a velocidade do objeto em um certo ponto, a partir disso constatamos que a velocidade mudava com o passar do tempo o que nos dá a idéia de movimento uniformemente variado. Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado Um móvel que parte do repouso (V0 = 0), deve ser acelerado para adquirir velocidade. Se a aceleração é uniforme (constante), a velocidade cresce linearmente com o tempo.
Já o espaço percorrido, não varia mais linearmente com o tempo, pois a velocidade não é mais constante. A experiência mostra que o espaço percorrido pelo móvel acelerado uniformemente depende do quadrado do tempo. Assim, podemos escrever a relação matemática