Logistica
1. Demonstra um compromisso dos Executivos da Organização para com a segurança da informação.
2. Aumenta a fiabilidade e a segurança da informação e dos sistemas, em termos de confidencialidade, disponibilidade e integridade.
3. Garante a realização de investimentos mais eficientes e orientados ao risco, ao invés de investimentos com apenas baseados em tendências.
4. Incrementa os níveis de sensibilidade, participação e motivação dos colaboradores da Organização para com a Segurança da Informação.
5. Identifica e endereça de forma continuada a oportunidade para melhorias, sendo um processo em contínua melhoria.
6. Aumenta a confiança e satisfação dos clientes e parceiros, providenciando um maior potencial para realização de mais negócios.
7. A implementação dos controlos provenientes da norma e da análise de risco, melhora o desempenho operacional das organizações.
8. Dotar a organização de um sistema de controlo da gestão, incrementando a eficácia da organização.
A preparação da certificação requer a implementação e adopção dos requisitos, políticas, procedimentos, controlos e práticas requeridas pela norma ISO 27001, ajustadas ao âmbito e à realidade tecnológica e organizacional de cada entidade que a resolva adoptar e certificar-se.
Assim, o tempo de implementação do sistema, varia de acordo com a realidade, maturidade e dimensão de cada organização.
O roadmap típico de implementação de um SGSI é o apresentado na seguinte figura:
Para que serve?
A adopção da norma ISO 27001 serve para que as organizações adoptem por um modelo adequado de estabelecimento, implementação, operação, monitorização, revisão e gestão de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação.
Este Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI) é, de acordo com os princípios da