Movimento Retilineo Uniforme
Estácio
Física Experimental I
RELATÓRIO (No, 3)
Movimento retilíneo e uniforme
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Física Experimental I. Prof. Ds. Ester Rodrigues.
Outubro/2014
INTRODUÇÃO
O movimento retilíneo uniforme é caracterizado por variações de espaços iguais em intervalos de tempo iguais, o que implica em uma velocidade constante (sem aceleração).
Denomina – se MRU ao movimento em que o móvel percorre uma trajetória retilínea com uma velocidade constante e diferente de zero, de modo que o móvel percorra iguais variações de distancias em iguais intervalos de tempo.
OBJETIVO
Definir através das medidas feitas, para o deslocamento e o tempo de deslocamento, o movimento, se retilíneo uniforme ou retilíneo uniformemente variado. Com o resultado das observações, escrever as expressões gerais relativas ao movimento da bolha de agua com o bolinha de ferro. Traçar variantes entre os dois tipos de movimento, bem como calcular a velocidade e a aceleração, propriamente ditas, do sistema.
MATERIAL E MÉTODOS
MATERIAIS
01 base de sustentação principal com um plano inclinado articulável com escala de 0° a 45°;
01 Tubo lacrado, contendo óleo, uma esfera de aço e bolha;
01 ímã;
01 cronômetro de celular;
01 nível de bolha para superfície.
MÉTODOS
Foi elevado o plano 15° acima da horizontal, com auxílio do imã, posicionou a esfera na marca (0) zero mm, liberado a esfera, ligado o cronometro e parou quando a esfera passou pela marca de 100 mm. Foi repetido essa operação para 200, 300 e 400 mm.
Foi calculado a velocidade média em cada um dos percursos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Posição Ocupada
Espaço percorrido
Intervalo de tempo
Valocidade Média
X0 = 0 mm
∆Xn
∆tn
Vn = ∆Xn / ∆tn
X1 =