Movimento Retilineo Uniforme
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Curso de Ciências Biológicas
Relatório de Aula Prática
Disciplina: Física para Biologia
Relatório 2 :
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Nomes:
Bruna Leite
Isabela Rechi
João Antonio Galves
Leticia Lucati
Ituiutaba- MG
Julho de 2013
Introdução
Qualquer movimento executado por um corpo, percorrendo distancias iguais em tempos iguais, é chamado de Movimento Uniforme. A velocidade escalar é constante. Tanto faz o corpo se movimentar em círculos ou linha reta. Sendo assim, a velocidade escalar é igual a velocidade escalar média.
A equação da velocidade escalar média é:
V = ∆s/∆t
A equação horária do Movimento Uniforme é: s = s0 + v.t
Movimento Retilíneo Uniforme possui o mesmo conceito do Movimento Uniforme, exceto pelo fato de que a distancia é percorrida apenas em linha reta.
Para estudar o movimento uniforme na falta de atrito, foi criado um dispositivo chamado trilho de ar linear. O trilho de ar tem seu funcionamento baseado na utilização de um gerador de fluxo de ar ligado a sua estrutura por uma mangueira, que fornece um jato de ar continuo. Quando o ar sai pelos orifícios, é criado um “colchão de ar” entre o carrinho e o tubo, diminuindo o contato e o atrito entre ambos.
As funções dos movimentos podem ser representadas por gráficos.
No gráfico espaço X tempo, se a velocidade for maior que 0, a reta é crescente (movimento progressivo). Se a velocidade for menor que 0, a reta é decrescente (movimento retrógrado). No gráfico velocidade X tempo, se a reta será paralela ao eixo dos tempos. A velocidade por ser maior que 0 ou menor que 0, porém é sempre constante.
Objetivo
Estudar as características e grandezas do movimento uniforme. Analisar o espaço e velocidade, assim como os gráficos relacionados a esse movimento.
Resultados e Discussões
Calculos para achar as velocidades das tabelas: