Movimento Punk
“O Punk foi um movimento no qual a maioria de seus participantes estava apenas semiconsciente de suas origens” (Home,1999, p.125)
Alguns autores datam as origens do punk a partir de 1965, aonde bandas da cidade de Nova York, iniciam um pequeno movimento underground influenciados pelo existencialismo e por um pequeno movimento artístico chamado de “minimal”, um movimento aonde se preocuparam em fazer o uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão, o que condiz bem com as músicas do movimento punk, numa tentativa de deselitização da mesma, fazendo então “o que viesse na cabeça: o mínimo” (Bivar,1982, p. 42). Então esse pequeno movimento que surgia foi batizado pelo jornalista Legs Mcneil de Punk.
Apesar de já possuíram vestimentas mais undergrounds (jaquetas de couro e calças rasgadas), ainda não tinham aquele visual que hoje entendemos como “característico” do movimento, carregando um pouco ainda do estilo hippie com o uso de cabelos longos. O movimento ainda não era engajado nas causas político-sociais, suas letras falavam a respeito do cotidiano urbano dos jovens periféricos, um rock básico, criticava o distanciamento que ocorria entre as bandas e o público por causa do elitismo ou estrelato.
Alguns autores atribuem o surgimento do estilo Punk à Malcolm Maclaren, que era um comerciante de discos de rock e roupas para jovens, e que após conhecer a banda americana New York Dolls, ficou impressionado com o estilo, e junto com sua sócia, esposa e estilista Vivianne Westwood, abriram em Londres, a loja inicialmente chamada de “Let it Rock”, aonde vendia roupas para Teddy Boys, acessórios sadomasoquistas, e que tem a cor preta como básica.
2 O PUNK E SUAS IDEOLOGIAS
No underground nova-iorquino as ideologias predominantes partiam do “Minimal” e do existencialismo desiludido, gerando assim músicas curtas de no máximo dois minutos, com letras que falavam dos problemas sociais urbanos, e que os confrontos e controvérsias