movimento obliquo
INTRODUÇÃO
Um movimento oblíquo é um movimento que tem velocidade na parte vertical Vy e parte horizontal Vx, formando um movimento parabólico. Por exemplo, o movimento de uma pedra sendo arremessada em certo ângulo com a horizontal, ou uma bola sendo chutada formando um ângulo com a horizontal.
Com os fundamentos do movimento vertical Vy, sabe-se que a velocidade com que o objeto foi arremessado diminuirá até chegar à altura máxima do trajeto com velocidade igual a zero, e logo em seguida irá descer e ganhar velocidade uniformemente variada até chegar ao solo novamente . Isto acontece por que este objeto esta sob a aceleração da gravidade (9,8 m/s²) e a resistência do ar é desprezada, já o movimento na horizontal Vx, não sofre alteração na velocidade, já que a aceleração é nula. [1]
OBJETIVOS
Os objetivos deste experimento são:
• Estudar o lançamento oblíquo
• Calcular o valor das componentes Vx e Vy.
• Calcular o alcance
• Calcular o tempo de queda do projétil
MATERIAIS
O material utilizado neste experimento foi um computado juntamente com um software online disponível em http://www.walter-fendt.de, que simula o movimento de um objeto em um trajeto oblíquo.
Figura 1- software
4
METODOLOGIA
Realizar simulações do movimento oblíquo no software online, utilizando diferentes inclinações de ângulos, velocidades e massas, confrontar os dados obtidos experimentalmente com os calculados teoricamente e analisar as variações ocorridas pelas alterações no movimento a partir das modificações feitas no software.
5
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após fixarmos o tempo em t=1s, o ângulo em 30° e a velocidade inicial em V0 = 10 m/s, obtivemos a seguinte tabela:
Tabela 1- Variação de massa no movimento oblíquo
Massa
(kg) X(t)
(m) Vx (m/s) Vx= v.cosα Vy (m/s) Vy= V0.sinα-g.t
6 8.83 8,66 8,66 - 5 -4,8
8 8,83 8,66 8,66 -5 -4,8
10 8,83 8,66 8,66 -5 -4,8
Percebemos que