Movimento Negro
1.1 Movimento Social
É um movimento social: “um grupo mais ou menos organizado, sob uma liderança determinada ou não; possuindo programa, objetivos ou plano comum; baseando-se numa mesma doutrina, princípios valorativos ou ideologia, visando um fim específico ou uma mudança social”.
1.2 Movimento Negro Movimento Negro é a luta dos afrodescendentes para resolver os problemas da sociedade em que vivem – já que estão envoltos por preconceitos e discriminações raciais que os marginalizam no meio social, no mercado de trabalho, no sistema educacional e nos meios político e cultural.
O movimento Negro é toda ação organizada que os afro-descentes realizam com finalidade de expor suas opiniões e reivindicarem suas causas.
O movimento negro foi à forma que o povo afro-brasileiro achou para protestar o tratamento desumano que recebiam e recebem desde a escravidão até os dias atuais. Esse movimento tem como objetivo a luta contra o racismo e pelos direitos de igualdade.
2. História
2.1 Surgimento do movimento negro
Como sabemos os negros africanos foram capturados pelos europeus que pretendiam colonizar terras distantes. Os africanos que foram trazidos para cá vieram realizar o trabalho escravo, e aqui eram tratados como coisas, sem direito nenhum, Eles não tinham direito a nada, apenas ao trabalho e eram sujeitos a açoites.
A fim de erradicar esta situação eis que surge o movimento negro. Os negros fizeram as primeiras greves de fome quer se tem noticia, chamados Banzos, organizaram fugas e construíram comunidades, conhecidos como quilombos; as quais os respeitassem e lhes dessem dignidade e, sobretudo, liberdade.
2.2 Os Quilombos
Nos quilombos, havia todo um sistema organizado de hierarquias políticas, econômicas, sociais e militares, assim como num país soberano. Os habitantes eram chamados de quilombolas. As comunidades eram afastadas em locais de difícil acesso, para que os portugueses não pudessem chegar e