Movimento Negro
O objetivo deste trabalho é mostrar sobre o histórico dos movimentos sociais negros, que não tinham a mesmas oportunidades que a raça branca, e lutaram pelo seu direito de liberdade e igualdade na sociedade.
Por fim, será mostrado sobre vários movimentos importantes acontecidos no Brasil como a MNU, e relembrado vários nomes que lutaram pelo fim do racismo como Nelson Mandela, que lutou contra o Apartheid.
2 MOVIMENTO NEGRO
O movimento negro é o conjunto de diversos movimentos sociais afrodescendentes que lutam com o objetivo de resolver seus probelmas na sociedade, como preconceito e discriminação. A população negra brasileira chegou ao século XXI sem o mesmo padrão de vida e sem as mesmas oprtunidades da população considerada branca. Tanto sua ascensão economica como o exercicio de seus direitos ainda são restritos pela dificuldade de acesso a educação, saúde e ao mercado de trabalho.
O movimento negro surgiu influenciadamente pela luta anti-racismo na Africa e nos Estados Unidos, a militância brasileira cresceu nos anos de 1970 e hoje colhe grandes conquistas.
Em 1538 foi trazido cerca de 3,5 milhões a 4 milhões de negros da África para o Brasil escravizados, neste período havia o Movimento de Resistência Negra contra a escravidão e se manisfestou através da Quilombagem e o Bandoleirismo.
Em 1798 aconteceu a Revolta dos Alfaiates, que tinha o objetivo libertar os escravos, em seguida teve a Revolta dos Malês que se revoltaram com a escravidão e a imposição da religião católica. Por fim, teve o movimento chamado Revolta da Chibata para lutar contra as péssimas condições de trabalho e maus tratos sofridos.
A partir de 1930 outros movimentos negros surgiram como, o Teatro Experimental Negro, o Comitê Democrático Afro-Brasileiro com o objetivo de combater o racismo.
Durante a Ditadura Militar, o movimento negro norte-americano, a oposição de esquerda á ditadura militar no Brasil e a luta anticolonialista dos