Movimento Humano Um Objeto De Estudos Para O Esporte
ICS – Curso de Educação Física
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno: Andreas Felipe Reis Vaz
Matrícula: C691DC-2 Turma: 01EF1A13 Turno: Matutino
TEMA: Movimento Humano: um objeto de estudos para o esporte
1. Objetivo:
Esta pesquisa tem como objetivo entender a importância da motricidade no esporte, tem sua relevância uma vez que a motricidade é o estudo do movimento e o movimento são ações que realizamos, pelo movimento nos comunicamos e nos relacionamos com tudo que nos rodeia, sendo a motricidade o produto final da evolução. Na área da educação física existe forte tendência em valorizar a relação entre pratica e teoria no esporte na preparação de um profissional.
Justificativa: A escolha do tema remete ao meu interesse em entender o funcionamento do corpo é indispensável em uma atividade de alto rendimento físico.
2. Desenvolvimento: Motricidade Humana na pratica esportiva
No decorrer do presente estudo, percebi tamanha relevância da motricidade humana e o esporte, podendo afirma que não existe esporte sem movimento.
O movimento apresenta aspectos externos e visível de uma atividade física e a ação motora que ocorre no movimento trata-se do caráter interno, ou seja, modificações processadas para que o movimento seja possível.
Então o movimento não é apenas uma ação motora mas sim um acontecimento reacional e dialógico tratando-se de uma reação entre o ser humano e o ambiente.
Educação física não é tão somente um conjunto de exercícios a se repetir indefinidamente (mesmo com alguns critérios) conhece-la é a condição básica que à aquelas que pensam seriamente a sua pratica. (Manuel Sergio, 1989, p. 12)
A compreensão da subjetividade do movimento aproximou sua relação com o esporte, servindo não só na preparação do atleta como também para melhorar seu rendimento criando padrão de ações motoras e aperfeiçoando as técnicas, tornando-se um padrão fundamental de movimento, que nada mais é