Rea Es Quimicas
Departamento Acadêmico de Alimentos
Curso de Engenharia de Alimentos
Abisague Maria Pereira Chaves
Cristóvão de Lima Pinto
Mickelly Briane de Oliveira Rodrigues
Gabriela Viganó
REAÇÕES QUÍMICAS
Campo Mourão
03/10/2012
ABISAGUE MARIA PEREIRA CHAVES
CRISTÓVÃO DE LIMA PINTO
MICKELLY BRIANE DE OLIVEIRA RODRIGUES
GABRIELA VIGANÓ
REAÇÕES QUÍMICAS
Campo Mourão
03/10/2012
OBJETIVO
Proceder a reações de dupla troca onde ocorre a formação de precipitado, desprendimento de gás, formação de ácido volátil e formação de um eletrólito fraco.
INTRODUÇÃO
Uma reação química é uma alteração química onde matéria (um reagente ou reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos). Algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias (ex., fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade). Algumas reações são acompanhadas de indicações externas (ex., mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz). Mas, é necessário que haja afinidade química entre os reagentes, pois existem reagentes “mais reativos” e outros “menos reativos”.
Reação de Dupla Troca é a reação onde dois compostos químicos trocam seus radicais para formar dois novos compostos. Ou seja, As reações de dupla troca são reações em que duas substâncias compostas reagem trocando um de seus elementos e produzindo duas novas substâncias compostas. Fórmula Geral: AB + CD ---> AD + CB
Serão verificados experimentalmente os casos em que ocorrem a formação de precipitado, desprendimento de gás, formação de ácido volátil e formação de um eletrólito fraco.
Na reação de precipitação, o produto é uma fase condensada (sólida ou líquida) pouco solúvel em água.
PARTE EXPERIMENTAL
I- Reação com formação de um precipitado
Experimento 1
-Transferiu-se para um tubo de ensaio uma pequena quantidade de uma solução de cloreto de sódio 1M (incolor).
-Adicionou-se a esta solução,