Rea Es Quimicas
Laura Carelos Andreade
Nathalia Prado
Turma: PU2A Data da experiência: 10/04/15
Reações Químicas
1. Introdução
As reações químicas são fenômenos nos quais uma ou mais substâncias são transformadas em outra. Para representar esse processo, utilizam-se as equações químicas, que apresentam as substâncias transformadas (reagentes), as substâncias produzidas (produtos), assim como as condições, tal como temperatura ou pressão.
2. Objetivo
A prática objetiva a observação de características que indicam a ocorrência de reações químicas.
3. Procedimentos
1.
2.
3.
4.
5. Realizar a reação entre íons Cu2+ e hidróxido de amônio, adicionando baixa quantidade da base e, posteriormente, maior quantidade. Em outro tubo de ensaio, reagir o mesmo íon com solução de hidróxido de sódio.
6. Adicionar fenolftaleína à água. Depois, adicionar ácido clorídrico e, gota a gota, solução de hidróxido de sódio.
4. Resultados e discussão
1.
2.
3.
4.
5.
Tubo 1:
- Procedimento 1: A adição de pequena quantidade de hidróxido de amônio à solução de íons cobre forma um precipitado azul - o hidróxido de cobre (II). Em solução aquosa, ocorre a dissociação da base e liberação dos íons do CuSO4, que permutam entre si, formando novas substâncias. A esse tipo de reação dá-se o nome de dupla-troca. Como o hidróxido de cálcio é moderadamente solúvel, a parte insolúvel forma o precipitado azul identificado e a parte solúvel compete à solução uma coloração azul.
- Procedimento 2: Porém, ao adicionar maior quantidade de hidróxido de amônio na mesma solução, não há mais precipitado e a coloração se torna azul anil, diferente do azul claro inicial. Isso ocorre pois há nova reação entre a amônia e o hidróxido de cobre. formação outro composto, altamente solúvel e de coloração diferente, denominado tetraaminocobre (II).
Tubo 2:
Ao adicionar hidróxido de sódio à solução de sulfato de cobre, há formação do mesmo precipitado azul do procedimento 1