VELOCIDADE DE REA ES QUIMICA
Nome
Matrícula
Josimara Lima Gama
201301136921
Thayverson da S. Cunha
201202420338
Turma: 3265
Professora: Andréia Delattore
Macaé, Setembro 2014
1. introdução
A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que podem influenciá-la. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são importantes, principalmente, para a abrangência industrial e é possível vivenciá-las no cotidiano. Por exemplo, quando colocamos um alimento na panela de pressão para cozinhar mais rápido. As reações químicas ocorrem em diferentes velocidades e tem influência não só da temperatura e da pressão, como no exemplo citado, mas também de fatores como catalisadores, superfície de contato e concentração.
O catalisador caracteriza-se como uma substância química que não participa da reação, ele apenas diminui a energia de ativação e aumenta a velocidade da reação. No processo de catálise, a reação é acelerada sem que a composição química de seus reagentes e dos produtos envolvidos, a quantidade de substância produzida e a variação de entalpia sejam alteradas. Se tratando de reações reversíveis, a reação inversa também será acelerada, pois a energia de ativação também será menor.
A área de contato entre os reagentes interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação. Uma substância mais fragmentada reage mais rápido do que uma substância inteira, já que possui mais moléculas disponíveis para colisões.
Sobre a concentração, sabemos que quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas.
O número de colisões irá depender das concentrações de A e B. As moléculas se