Movimento Hippie
O movimento hippie fez parte do movimento contracultura originada nos Estados Unidos que teve o seu início na década dos anos de 1960, no entanto o movimento ganhou força no Brasil nos anos 70. Os hippies é uma tribo urbana que usa a frase “Paz e Amor”, originalmente em inglês “peace and love”, como lema e referência para o movimento hippie.
SÍMBOLOS DO MOVIMENTO HIPPIE
A liberdade, a natureza e a sexualidade foram os assuntos chaves deste movimento e o símbolo mais usado no movimento hippie foi o símbolo da paz “☮” criado para uma campanha contra o desarmamento nuclear na Inglaterra.
A Kombi pintada com temas psicodélicos também é considerada como um dos símbolos principais do movimento hippie, desde 1960 até hoje, sendo usado em referências em filmes, animações e campanhas publicitárias.
HERANÇA DO MOVIMENTO HIPPIE
Além da paz e o amor, o movimento hippie sempre valorizou a liberdade (principalmente a liberdade de expressão e sexual), a não descriminação das minorias e grande valorização do meio ambiente, tendo preferência pela alimentação de produtos naturais e orgânicos.
A seguir, outras influências do movimento hippie, algumas estão presentes até os dias de hoje.
ARTE
O artesanato hippie é muito conhecido e praticado por muitos andarilhos até hoje, seus produtos em muitos casos são o sua única forma de sustento. Os hippies possuem uma aversão a produtos industrializados, fazem uso geralmente de produtos artesanais criados pela própria comunidade.
MODA
O cabelo comprido ou Black Power, as calças boca-de-sino, camisas tingidas estilo tie dye, roupas com inspiração indiana fizeram parte do visual dos hippies, o estilo é considerado por muitos como desleixado, mas também prático e confortável.
Hippie Chic
Com o passar do tempo à moda hippie foi ganhando um novo visual e nome Hippie Chic. Menos psicodélico, porém não menos coloridos, a moda Hippie Chic usa das cores claras, com tons pastéis,