O Movimento Hippie
RESUMO
Os hippies surgiram no fim da década de 1960, formados por um amplo grupo de jovens rebeldes que estavam revoltados com as guerras e os conflitos violentos, pois pareciam nunca cessar.
Nessa época de conflitos, surge uma necessidade de expressar ideias e sentimentos na moda. E é com os jovens, expressando suas ideias de revolta com as guerras, que surgem os hippies. Um grupo que visava apenas à paz e o amor.
Tendo a moda como protesto, os hippies se posicionavam através dela com roupas desleixadas, coloridas e muitas superposições acompanhadas sempre com uma saia longa, ou com calças boca de sino.
Surge então, a moda unissex, isto é, sem diferenciação entre homens e mulheres. A roupa padrão era uma camiseta, com um colete e calças boca de sino. Também nessa mesma época, juntamente com os hippies, surge a cultura da boa forma.
E é a partir de toda essa nova ideologia, que a moda das ruas passa a influenciar a alta-costura, e todo um processo é alterado em função desses jovens rebeldes. A moda, que antigamente saía das passarelas e só depois chegava às ruas, agora tinha um novo conceito. Os grandes estilistas começaram a se inspirar nas roupas hippies para suas coleções.
A moda hippie era agora baseada no “faça você mesmo”, o que faz voltar toda uma geração de artesãos, que viram os novos agentes da moda, e a alta-costura vai perdendo a força aos poucos enquanto esses artesãos vão ganhando força.
Esse estilo rebelde e antimoda, tem influencia até os dias de hoje, afetando o vestuário de todas as pessoas, com