Movimento Hippie
O movimento hippie se iniciou nos anos 60, porém, ganhou mais força nos anos 70. Teve iniciou nos Estados Unidos, e, chegou bem influente em países como o Brasil.
O movimento tinha, em sua maioria, membros que tinham uma juventude bem rica e escolarizada, só que, diferente de muitas pessoas da época, se recusavam a abaixar suas cabeças para a desigualdade social ou a segregação racial, que foram as principais causas do início desse movimento. Não concordavam com os valores tradicionais da classe média americana, bem como as economias capitalistas e totalitárias.
Diferente de muitos outros movimentos, os Hippies eram pacifistas. Não gostavam da luta armada e nem apoiavam uso da violência para conseguir alguma coisa... Não é por acaso que a frase principal é “Paz e Amor”.
Os hippies adotaram algumas religiões como o budismo, hinduísmo ou religiões norte-americanas. O estilo de vida passou a ser menos confortável do que suas vidas antes do se unirem ao movimento; eles passaram a viver em comunidades ou espaços rurais, junto com outros hippies, onde produziam seus próprios alimentos e viviam em paz com a natureza.
Usavam roupas velhas e rasgadas, a maioria com muitas cores bem chamativas, para ir contra ao consumismo, era uma das formas que tinham de se manifestar, com as roupas fazendo apologia à psicodélica, flores para mostrar o envolvimento com a natureza, cabelos compridos, enfim, algumas coisas que estavam em oposição ao comum da sociedade.
Os hippies defendiam valores como:
- paz e amor
- desconfiavam do poder econômico-militar
- valores da natureza
- negavam o nacionalismo e guerra como as do Vietnã, entre outras.