dev c ++ dicas.
Em C++, a biblioteca padrão é uma coleção de classes, funções e variáveis escritas na própria linguagem para facilitar o desenvolvimento de aplicações. Também incorpora a biblioteca padrão do C, e todas suas funcionalidades estão declaradas no espaço de nomes std.
A biblioteca padrão do C++ fornece vários containers genéricos, funções que utilizam e manipulam tais containers, funções-objeto,cadeias de caracteres e streams genéricos, suporte para algumas facilidades da linguagem e funções de uso geral, como funções matemáticas.
Os containers genéricos são uma implementação de elementos conhecidos em estrutura de dados. Diferentes containers compartilham uma mesma interface, o acesso é o mesmo. A escolha do uso geralmente depende da eficiência em determinadas tarefas que o container deverá desempenhar, o que está relacionado com a implementação interna da classe. Por exemplo, alguns containers são mais eficientes em busca e menos eficientes em inserções.
Ela também incorpora a biblioteca padrão do C90. Desta forma, as biblioteca-padrão do C sofreram uma adequação para pertencerem também ao espaço de nomes std: retirou-se o sufixo .h dos nomes dos arquivos de cabeçalho, e adicionou-se o prefixo c para indicar que pertence à linguagem C.
Os algoritmos, containers e iteradores dessa biblioteca são baseados na STL, e por esse motivo esses dois termos são muitas vezes confundidos. O iterador é um conceito importante da STL, e, portanto, da biblioteca padrão. Ele permite que os algoritmos usem os containers de forma genérica.
Lista de cabeçalhos[editar | editar código-fonte]
Containers[editar | editar código-fonte] - manipulação de arranjo de bits, algo parecido com vector (que é uma construção não recomendada1 ) - manipulação de lista duplamente ligada - manipulação de lista simplesmente ligada - manipulação de conjunto associativo ordenado (associação: chave → valor) - manipulação de lista FIFO - manipulação de conjunto - manipulação de lista