Movimento Harmônico Simples
Verificar a frequência e o período do movimento de um pêndulo.
OBJETIVO
Verificar quanto tempo demora para dar 10 oscilações cada objeto.
TEORIA
Um pêndulo simples consiste de um fio leve e inextensível de comprimento L, tendo na extremidade inferior, em nossos experimentos por exemplo, uma esfera ou um cilindro de massa m e raio r (cada objeto tem características diferentes), a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível).
Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico. As forças que atuam sobre a esfera de massa m são: a força peso p e a força de tração T.
A força centrípeta, Fc, que mantém o pêndulo na trajetória de um arco circular, é a resultante da força de tração T que o fio exerce e da componente da força peso py na direção do raio, que imprime a aceleração centrípeta, ac:
No experimento podemos observar o período de um pêndulo, T, é o tempo que ele leva para dar uma oscilação completa, ou seja, o tempo que leva para sair da sua posição inicial e voltar para a mesma posição. Para medir este tempo vamos medir o tempo t que leva para dar um número determinado de oscilações, n:
T = t / n
A freqüência é o número de oscilações, n, que o pêndulo executa em uma unidade de tempo, t. Para medir a freqüência vamos medir o número de oscilações que daria em uma determinado tempo, t: f = n / t
A relação entre período e freqüência: Observa-se pelas expressões do período e da freqüência que o período é o inverso da freqüência e vice-versa: T = 1 / f ou f = 1 / T
E através de nossa aula e do experimento podemos observar todo esse movimento do pêndulo, e entender fora da teoria o seu funcionamento.
MATERIAIS
Tripé Universal;
Pêndulo Esférico;
Régua Milimetrada;
Pêndulo Cilíndrico;
Cronômetro.
DESENVOLVIMENTO
Para realizarmos nosso experimento foi necessário em primeiro lugar