Movimento feminista
Movimento
Feminista
O MOVIMENTO
O Movimento Feminista tem seu início na Revolução Francesa, o colapso na França que questionava o sistema político encorajou mulheres a se manifestarem contra a sujeição a que eram submetidas das mais diversas modalidades: política, econômica, social, familiar, educacional, jurídica, entre outras. Nesse momento, a prioridade era a conquista civil através do direito a propriedade de si próprias, devido ao fato dos maridos se considerarem dono de suas mulheres e seus filhos, buscavam também o direito ao voto, surgindo assim, os movimentos como o da Suffragette, elas começaram a participar ativamente da vida política francesa com diversos clubes de ativistas.
DIREITO AO VOTO
O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Participam do sufrágio feminino, mulheres ou homens, denominados sufragistas.
Em 1848 as mulheres já não eram donas de casa, tinham seu emprego e participavam ativamente da renda familiar. As dificuldades nas condições trabalhistas desencadearam na associação de movimentos feministas reivindicações, para a igualdade jurídica e a equiparação de salários.
REIVINDICAÇÕES
Após a 2°Guerra Mundial, o feminismo vem a tona pra reivindicar a liberdade feminina em relação ao seu corpo e pensamento oprimidos por uma cultura extremamente masculina, entre elas estavam a luta pelo aborto, igualdade salarial e o acesso a todos os cargos ocupados exclusivamente por homens.
No inicio do século XX, despontam as primeiras mudanças no mundo inteiro, a Revolução Russa de 1917 concede o direito de voto as mulheres. na Finlândia em 1906 , na Noruega 1913 e no Equador