Interfaces baseadas em esquetes processamento e aprimoramento
Processando desenhos em 2D e conceituando para desenhos 3D
Guilherme Felipe Cenci Campigotto
Universidade Federal do Paraná guilhermecampigotto@hotmail.com Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica, coordenada pela professora Olga Bellon, do curso de
Bacharelado em Ciência da Computação
Curitiba,PR
18/05/2011
Resumo
Esquematizar trabalhos, projetos, faz parte do dia-a-dia do ser humano. E na grande maioria das vezes, esses esquemas são desenhos à mão livre. Logo, torna-se necessário abstrair esse tipo de esquema para a máquina, objetivando melhorá-lo e torná-lo mais produtivo. É com isso em mente que são criados os sistemas capazes de interagir com os desenhos feitos à mão pelo ser humano. Sejam esses sistemas destinados à tratar desenhos 2D ou então modelos 3D, ambos tornam a vida do usuário mais simples, e seu trabalho mais eficiente.
1. Introdução
Este trabalho científico disserta sobre como tratar desenhos à mão livre (esquetes) em tempo real, obtidos através do usuário, o qual faz uso de um tablet. Sem algoritmos específicos, há apenas a explicação de como funcionam as etapas do processo de leitura e aprimoramento, fazendo-se uso de imagens para facilitar a compreensão. Vale lembrar que não se faz necessário a implementação de algoritmos, haja vista que estes podem variar de aplicação para aplicação. O método de aprimoramento, contudo, é global. Esta dissertação tem como foco apresentar as etapas de tratamento de desenhos de superfícies 2D, apresentando rapidamente, contudo, os conceitos gerais do tratamento de superfícies 3D à partir de esquetes (desenhos) em 2D.
2. Lista de imagens
i. Figura 1: Imagem que demonstra a detecção de vértices em um desenho; ii. Figura 2: Tracejado à mão livre de um quadrado; iii. Figura 3: