Movimento feminista
Trabalho de Química.
Produção do Álcool.
Rita
3ª etapa 1
Professor: Roberto.
Produção de Álcool
O álcool pode ser obtido de diversas formas de biomassa, sendo a cana-de-açúcar a realidade econômica atual. Investimentos portentosos estão sendo efetuados para viabilizar a produção de álcool a partir de celulose, sendo estimado que, em 2020, cerca de 30 bilhões de litros de álcool poderiam ser obtidos desta fonte, apenas nos EUA. O benefício ambiental associado ao uso de álcool é enorme, pois cerca de 2,3 t de CO2 deixam de ser emitidas para cada tonelada de álcool combustível utilizado, sem considerar outras emissões, como o SO2.
A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia renovável do Brasil com 12,6% de participação na matriz energética atual, considerando-se o álcool combustível e a co-geração de eletricidade, a partir do bagaço. Dos 6 milhões de hectares, cerca de 85% da cana-de-açúcar produzida no Brasil está na Região Centro-Sul (concentrada em São Paulo, com 60% da produção) e os 15% restantes na região Norte-Nordeste. Álcool é um termo genérico para designar uma família de substâncias químicas orgânicas de propriedade comuns. Os membros desta família incluem: etanol, metanol, isopropaclass="texto"nol entre outros.2
A substância mais ingerida desta família é o etanol, substância lícita, produzida desde a antigüidade pela fermentação de açúcares presentes em cereais, raízes e frutas. A destilação é um processo pelo qual o álcool resultante da fermentação é submetido à processos físicos em que o álcool é separado da água nos tanques da destilaria. Desta forma, o mosto fermentado que antes continha até 12% de álcool, atinge níveis alcoólicos cada vez maiores dependendo do interesse do produtor.
.O álcool é uma classe de compostos orgânicos que possui na sua estrutura um ou mais grupos de hidroxilas, -OH, ligados a carbonos saturados.
Exemplos: O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum.