Movimento do trabalhadores rurais sem terra
O trabalho a seguir, ira falar sobre o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Nesse trabalho estará exposto os principais tópicos a respeito deste movimento tão conhecido no Brasil.
1.1 MST
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, mais conhecido como MST, é um movimento social Brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologia de libertação). O objetivo desse movimento é a realização da reforma agraria no Brasil. O MST surgiu na década de 1980, eles defendem que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos (ex: Barragens). 1.2 Mas como esse movimento surgiu?
Com a intensificação do êxodo rural (abandono do campo por seus habitantes), a migração de mais de 30 milhões de camponeses para as cidades, atraídos pelo desenvolvimento urbano e industrial, durante o chamado “milagre brasileiro”. Grande parte deles ficou desempregada ou subempregada, sobre tudo no inicio dos anos 1980, quando a economia brasileira entrou em crise. Alguns tentaram resistir na cidade e outros se mobilizaram para voltar para as terras. Nisso, movimentos locais e regionais se desenvolveram na luta pela terra (ex: MST) 1.3 Mudanças no quadro geral:
Um dos grandes problemas do movimento pela reforma agraria antes de 1964 era o fato de que a constituição Brasileiro da 1946 só admitia a desapropriação de terras mediante indenização prévia em dinheiro, o que limitava fortemente tais desapropriações. Já na Constituição de 1988 revalidou o principio da desapropriação de terras mediantes do pagamentos de títulos públicos (que já havia sido admitida pela ditadura militar). No entanto, a constituinte limitou as desapropriações às terras improdutivas, chegando a conclusão de que as grandes propriedades, desde que produtivas, estão sendo usadas para o progresso do pais.
1.4 Como o MST se organiza?
O MST se organiza em 24 estados brasileiros. Sua estrutura organizacional se baseia em uma verticalidade iniciada nos