movimento do corpo humano
OSSO LONGO: seu comprimento é considerável maior que a largura e a espessura. São os ossos do esqueleto apendicular. Fêmur, úmero,radio,ulna,tíbia,fíbula,falanges.
OSSO PLANO: Seu comprimento e sua largura são equivalentes predominando sobre a espessura. Ossos do crânio, como o perietal, frontal occipital e outros, como a escápula e o osso do quadril.São chamados também de ossos laminares.
OSSO CURTO: Apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos do carpo e do tarso são excelentes exemplos.
OSSO IRREGULAR: Apresenta uma morfologia complexa. As vertebras e ossos temporais são exemplos marcantes. Estas quatro categorias são as principais. Elas podem ser complementadas por duas outras:
OSSO PNEUMATICO: Apresenta uma ou mais cavidade revesetidas de mucosa e contendo ar, recebem nome de sinus ou seios e são situadas no crânio: frontal, muscular, temporal, etmóidee esfenoide.
OSSO SESAMÓIDE: São desenvolvidas substânciasde certos tendões ou da pápsula fibrosa que envolve articulações. Os primeiros são chamados intratendíneos e os segundos periarticulares. A patela é um exemplo de osso sesamóide intratebdíneo.
OSSOS DO CRANIO: CONSTITUIDO DE 8 OSSOS.
OSSO OCCIPITAL: localizado na parte posterior do crânio e articula-se com os ossos parietais, temporais e esfenóides bem como a primeira vértebra
OSSO FRONTAL: forma o esqueleto da fonte
OSSO ESFENÓIDE: é um osso situado na base do crânio na frente das partes temporal e basiliar do osso occipital
OSSO ETIMÓIDE: osso leve, irregular, ímpar e situa-se na parte anterior do crânio
OSSO PARIETAL: formam os lados da abóboda
OSSO TEMPORAL: é o osso par que formam as laterias do crânio ou temporas
OSSOS DA FACE: CONSTITUIDO POR 14 OSSOS.