movimento do aprender
a) A cultura greco-romana da Antiguidade está na base de formação da cultura do mundo ocidental. Pode-se perceber essa influência na política, na área jurídica, na filosofia, na arte e no esporte, por exemplo. A partir da leitura do texto de Valéria Peixoto de Alencar, trace um paralelo entre a arte grega e romana e descreva qual a função da cultura helenística nessa relação. Quais aspectos da cultura greco-romana estão presentes na cultura ocidental?
b) Para que os historiadores possam entender melhor a História, precisam recorrer a fontes e documentos, mas como algumas manifestações artísticas eram orais, como a poesia e o teatro, acabaram perdendo-se com o tempo. Discuta por que os textos poéticos atribuídos a Homero e algumas pinturas e esculturas conseguiram sobreviver? Qual é a contribuição desses vestígios para o entendimento da História?
c) Sob a orientação do professor, pesquisem uma das diferenças formas de conhecimento grego e romano da Antiguidade, tais como: artes, teatro, arquitetura, filosofia, esportes, religião e mitologia.
d) Pesquise a biografia dos autores gregos citados e suas obras teatrais. Pesquise também sobre o deus Dionísio, ou Dioniso, na forma latina. O material de pesquisa utilizado na questão (c) pode ser muito útil.
e) Após a pesquisa, construa uma linha do tempo informando a data de nascimento e morte dos autores e a data das obras citadas.
f) Em um mapa da Grécia e região, indique a localização das cidades citadas no texto e na sua pesquisa.
A escravidão, segundo Aristóteles. (página 19)
a) Explique como a concepção aristotélica justificava a escravidão e como ela representava uma visão social de mundo.
b) Aristóteles se refere ao escravo como um bem animado e um instrumento prévio a outros instrumentos. Qual seria o significado dessa afirmação e quais as implicações dessa concepção de trabalho do ponto de vista socioeconômico e cultural?
c) Leia o fragmento a