Movimento de reconceituação
Fundamentos IV
Marluce Alves Lima
Meire Ellen de Oliveira
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
O Mundo no Pós Segunda Guerra Mundial
Belo Horizonte
2012
Marluce Alves Lima
Meire Ellen de Oliveira
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO
O Mundo no Pós Segunda Guerra Mundial
Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos IV, da escola de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientadora: Môica Hallak Martins da Costa
Belo Horizonte
2012
O MUNDO NO PÓS 2ª GUERRA MUNDIAL
Segundo, Gilberto Cotrim (2003), o período pós-guerra foi marcado por uma série de transformações no cenário político-econômico mundial. “ [...] Consequências da guerra, essas transformações levaram ao estabelecimento de uma nova ordem, que se caracterizou pelo equilíbrio de forças entre os países capitalista e os países socialistas.”
• Guerra fria e corrida espacial
Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa ocidental perdeu sua posição de liderança internacional. Seu lugar foi ocupado por Estados Unidos e União Soviética, que se tornaram os grandes líderes mundiais do pós-guerra. Os norte americanos lideraram o bloco dos países capitalistas; e os soviéticos, o bloco dos países socialistas. (COTRIM, 2003, p. 408)
Iniciada em 1946, a guerra fria caracterizou-se pela extrema rivalidade entre EUA e URSS. Um acusava o outro de pretender dominar o mundo e esmagar seu adversário. Prevendo um eventual confronto direto (a guerra quente), os blocos rivais trataram de aumentar suas forças militares, mediante a formação de alianças militares supranacionais e a corrida armamentista. (COTRIM, 2003, p.408)
A primeira bomba atômica foi produzida em 1945 pelos Estados Unidos. Alguns anos depois. Em 1949, os soviéticos já