Movimento de projéteis
2.1) Objetivo O objetivo desta pratica é descobrir como o alcance da bola depende do ângulo de lançamento. O ângulo que produz o maior alcance será determinado para duas situações: lançamento no mesmo nível do piso e lançamento elevado.
2.2) Introdução
Para uma bola lançada horizontalmente de uma mesa com uma velocidade inicial v0, a distância horizontal percorrida pela bola é dada por x= v0 t, onde t é o tempo de voo da bola. Desprezaremos a resistência do ar.
A distância vertical percorrida pela bola no tempo t é dada por y = (½)gt².
A velocidade inicial da bola pode ser determinada pela medição de x e y. O tempo de voo pode ser encontrado usando t= √(2y/g) e então a velocidade inicial pode ser encontrada usando v0= x/t.
Para prever o alcance x da mesma bola lançada com mesma velocidade inicial fazendo agora um ângulo ᵦ, vamos calcular o tempo de voo usando a equação para movimentos verticais y y0 (v0.sen)t gt²/2.
2.3) Material necessário
• Lançador de projéteis e bola de plástico
• Fio de prumo
• Trena (fita métrica)
• Papel carbono
• Papel branco
2.4) Procedimento
Inicialmente pegamos o lançador e colocamos sobre a mesa com o ângulo desejado, depois a bola foi colocada no lançador que foi ajustado para lançamentos longos.
Fizemos um lançamento para saber, mais ou menos, onde a bola atingirá o piso e colocamos neste local uma folha branca com o papel carbono sobre a mesma, para quando a bola atingir a mesa deixar uma marca no papel.
Obtivemos a distância horizontal percorrida pela bola da seguinte forma: distância da bola ao sair do cano até a borda do papel somada com a média das distâncias das marcas feitas pela bola no mesmo. Medimos a altura da bola na sua posição inicial.
Com a distância vertical e horizontal média obtidas vamos calcular o tempo de voo e a velocidade inicial da