Movimentos de Projéteis
R.V.BICK
FÍSICA EXPERIMENTAL 1
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO – UNIFRA
Resumo
Com este experimento buscamos estudar a parte experimental dos movimentos unidimensionais, bem como analisar e desenvolver gráficos das funções da posição e da velocidade desses experimentos, para com isso determinarem suas velocidades e aceleração em seus movimentos.
Palavra chave: MRUV,Análise gráfica de funções, linearização.
Introdução
Observamos no nosso dia-a-dia que tudo em nossa volta está em movimento e até mesmo o que algumas vezes pensamos que algo está parado, está em movimento relação a outro corpo. Essa última frase é importante notarmos que para definirmos se algo está em movimento é necessário tomarmos um referencial e a partir dele definirmos se o corpo está em movimento ou repouso. Dessa forma, iremos considerar o movimento apenas em uma dimensão (adotando um eixo x) e que o objeto que está em movimento é uma partícula, pois todas as partes se movem na mesma direção e com a mesma rapidez.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Considerando o movimento em apenas uma dimensão, podemos definir algumas grandezas físicas como o deslocamento, a velocidade e a aceleração. Essas grandezas são todas vetoriais, ou seja, para serem determinadas é preciso saber seus módulos suas direções e sentidos.
Deslocamento: Distância medida do ponto de partida ao ponto de chegada de um móvel.
Velocidade: é a medida da rapidez com que uma partícula se desloca, ou a rapidez com que essa partícula varia suas posições.
Velocidade média: É a relação (razão) entre o deslocamento (d) e o tempo gasto para efetuá-lo (t). Velocidade instantânea: Ao contrário da velocidade média que mede o deslocamento em intervalos de tempos longos, a velocidade instantânea registra os valores da velocidade em cada instante do movimento do corpo.
Aceleração: é a medida da rapidez com que uma partícula varia suas velocidades.
Aceleração média: É a relação (razão) entre a