MOVIMENTO DE CORTE
O movimento de corte consiste no movimento rotativo realizado pela peça ou pela ferramenta para remover o cavaco. Isto é, corresponde ao movimento principal que permite cortar o material.
Geralmente o movimento de corte é indicado pelas letras mc.
O movimento de corte gera o comprimento do cavaco.
MOVIMENTO DE AVANÇO
O movimento de avanço se refere ao deslocamento da ferramenta de corte ao longo da peça.
Este é responsável pela espessura do cavaco. O movimento de avanço é indicado nos manuais, catálogos e demais documentos pelas letras ma.
MOVIMENTO DE PROFUNDIDADE
O movimento de profundidade, por sua vez, permite a regulagem do corte, gerando a largura do cavaco. Isto é, corresponde ao movimento que determina profundidade de corte ao empurrar a ferramenta contra a peça (em direção ao interior da peça) e assim regular à profundidade do passe e a espessura do cavaco.
Nos manuais, catálogos e demais documentos, o movimento de profundidade é indicado pelas letras mp.
O movimento de profundidade difere do movimento de avanço uma vez que é realizado a cada passe feito.
Observação – Passe é o percurso realizado no movimento de avanço.
Pelo que você acabou de ver, podemos estabelecer as seguintes relações:
• movimento de corte comprimento do cavaco
• movimento de avanço espessura do cavaco
• movimento de profundidade largura do cavaco
TORNEAMENTO
O processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo chamase torneamento. O torneamento é uma operação de usinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo.
O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinasferramenta, acontece mediante a retirada progressiva do cavaco da peça a ser trabalhada. O cavaco é cortado por uma ferramenta de um só gume cortante (ferramenta monocortante), que deve ter uma dureza superior à do material a ser cortado.
No torneamento, a ferramenta penetra