Movimento angular
Momento angular (também chamado de momentum angular ou quantidade de movimento angular) de um corpo é a grandeza física associada à rotação e translação desse corpo. No caso específico de um corpo rodando em torno de um eixo, acaba por relacionar sua distribuição da massa com sua velocidade angular.
Deve-se dizer que, com o advento da mecânica quântica (MQ), o status da grandeza física quantidade de movimento angular sofreu uma severa modificação. A grandeza não pode, no contexto da MQ, ser definida em termos de duas grandezas que são relacionadas pelo princípio da incerteza como o raio vetor e a velocidade angular. Tais grandezas são complementares e não podem ser, simultanea e de forma totalmente precisa, determinadas. A pares de grandezas assim relacionadas dá-se o nome de grandezas complementares (apud Bohr).
Assim sendo, a quantidade de movimento angular passou a ser entendida como a grandeza conservada sob rotações no espaço tridimensional, em decorrência da isotropia do mesmo. A dedução de todas as grandezas que decorrem de simetrias geométricas (quantidade de movimento linear, energia e quantidade de movimento angular) do espaço-tempo (no contexto mais geral da teoria da relatividade) é feita através do formalismo dos geradores dos movimentos.
Trabalho de uma Força
Uma força, como grandeza vectorial, é constante se a sua direcção, o seu sentido e o seu valor são constantes.
O trabalho de uma força constante aquando de um deslocamento muito pequeno do seu ponto de aplicação, é o produto interno entre a força e o deslocamento:
ou
A figura seguinte ilustra essa definição:
Se o ângulo α for inferior a 90º (ou agudo): cos α > 0,W > 0, o trabalho da força designa-se frequentemente como motor.
Da mesma maneira, se o ângulo α for superior a 90º (ou obtuso): cos α < 0,W < 0, o trabalho da força designa-se por resistente.
Se α = 90º = π/2: cos α = 0,W = 0.
Em que:
W está expresso em Joules (J);
F em