Quantidade Movimento Angular
Quantidade de movimento angular (também chamada de ou momentum angular ou momento angular) de um corpoé a grandeza física que relaciona a distribuição da massa desse corpo ao redor de um eixo de rotação com sua velocidade angular.
Deve-se dizer que, com o advento da mecânica quântica (MQ), o status da grandeza física quantidade de movimento angular sofreu uma severa modificação. A grandeza não pode, no contexto da MQ, ser definida em termos de duas grandezas que são relacionadas pelo princípio da incerteza como o raio vetor e a velocidade angular. Tais grandezas são complementares e não podem ser, simultanea e de forma totalmente precisa, determinadas. A pares de grandezas assim relacionadas dá-se o nome de grandezas complementares .
Assim sendo, a quantidade de movimento angular passou a ser entendida como a grandeza conservada sob rotações no espaço tridimensional, em decorrência da isotropia do mesmo. A dedução de todas as grandezas que decorrem de simetrias geométricas e do espaço-tempo, no contexto mais geral da teoria da relatividade é feita através do formalismo dos geradores dos movimentos. Equação
A forma mais comum de se determinar a quantidade de movimento angular (Qma) de um corpo é através do produto de seu momento de inércia (J) e sua velocidade angular (W)
Qma = Jw
Também pode ser determinada através do raio (r) do movimento angular e da quantidade de movimento linear (Qml = mv), quando for possível assumir o corpo como um ponto material.
Qma = mvr ou L = mwr Usos
O momento angular é excepcionalmente útil na resolução de sistemas rotacionais, sejam eles formados por corpos rígidos ou por sistemas de partículas. Na verdade ele é útil em todos os casos em que é constante no intevalo estudado, pois pode-se demonstrar que o