Movimentos Circular
A mecânica clássica é área da física que estuda o movimento em suas mais variadas formas. Um movimento circular, na mecânica clássica, é aquele em que o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular. Uma força centrípeta muda de direção o vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajetória. A grande característica dos movimentos circulares é a presença da força centrípeta que consequentemente gera uma aceleração centrípeta.
RELAÇÃO DAS GRANDEZAS
As grandezas até agora usadas era para descrever movimentos lineares, mas na análise de movimentos circulares, devemos introduzir novas grandezas, que são chamadas grandezas angulares, medidas sempre em radianos. São elas:
LIANEARES ANGULARES
Deslocamento /Espaço S φ (phi)
Velocidade V ω (ômega)
Aceleração a α (alpha)
DESLOCAMENTO/ESPAÇO ANGULAR (φ)
É o espaço do arco formado, quando um móvel encontra-se a uma abertura de ângulo φ qualquer em relação ao ponto denominado origem.
E é calculado por: Deslocamento angular (Δφ)
Assim como para o deslocamento linear, temos um deslocamento angular se calcularmos a diferença entre a posição angular final e a posição angular inicial:
Sendo:
POR CONVENÇÃO:
No sentido anti-horário o deslocamento angular é positivo (+) No sentido horário o deslocamento angular é negativo (- )
VELOCIDADE ANGULAR MÉDIA