Movimentação por sensores
Sensores de Movimento e Presença
Os sensores tornaram-se parte fundamental dos processos e as indústrias estão mostrando uma tendência para a utilização de equipamentos integrados e controlados por computadores. Atualmente, a utilização dos computadores industriais está amplamente difundida para o controle de equipamentos e processos, por atuarem de forma mais precisa e mais rápida do que os operadores são capazes. As informações sobre os processos são transmitidas aos computadores por sensores a estes conectados. Dentre diversos tipos de sensores, existem os sensores de presença e movimento, sendo estes utilizados nas indústrias para verificar a presença de peças em uma linha de montagem, para medir o tamanho destas peças e para verificar o estado dos produtos. A utilização de sensores na monitoração de processos é vital para o sucesso dos mesmos e para garantir a segurança dos operadores e equipamentos.
Os sensores são capazes de executar tarefas simples de detecção de forma mais precisa e eficiente do que as pessoas, sendo mais rápidos e cometendo menos erros.
Neste trabalho, são apresentados os tipos de sensores de presença e movimento mais utilizados e uma comparação entre os mesmos é feita visando diferentes aplicações.
Sumário Introdução Principio de funcionamento dos sensores de presença e movimento
2.1 Chaves Fim-de-Curso
2.2 Sensores indutivos
2.3 Sensores capacitivos
2.4 Sensores ultra-sônicos
2.5 Sensores fotoelétricos
2.5.1 Modo oposto de detecção
2.5.2 Modo retrorreflexivo de detecção Modo difuso de detecção 2.5.4 Modo divergente de detecção
2.5.5 Modo de detecção difuso com supressão de fundo
2.6 Sensores óticos
2.7 Detectores de movimento por infra-vermelho
2.8 Sensores de pressão
2.9 Conclusão
3 Características importantes para a escolha dos sensores de movimentos e presença
3.1 Tipo de material a ser detectado
3.2 Função de saída
3.3 Distância sensora
3.4