Movimentação de materiais
Uma Máquina de Fluxo tem a finalidade de transformar um tipo de energia que a natureza nos oferece em trabalho mecânico (máquina motriz), ou fornecer energia a um fluido para, por exemplo, transportá-lo de um local de baixa pressão para outro de alta pressão (máquina geratriz). Quando uma máquina de fluxo trabalha como motriz, é chamada de Turbina e, quando trabalha como geratriz, de Bomba.
Pelas fontes oferecidas pela natureza serem de tipos muito variados, existe vários tipos de turbinas. A energia potencial da água, a energia hidráulica, é transformada em trabalho mecânico pelas turbinas hidráulicas (ex.: Francis, Propeller, Kaplan, Pelton....). A energia cinética do vento pode ser transformada em trabalho mecânico por turbinas de vento, ou também chamadas de rodas de vento. A energia térmica, ou seja, a energia dos combustíveis e a energia nuclear, pode ser utilizada através de máquinas de fluxo quentes, as quais pertencem as turbinas a vapor e as turbinas a gás.
No caso das bombas o fluido a transportar pode estar no estado líquido ou gasoso. As bombas para líquidos são usualmente chamadas de bombas rotativas, enquanto que as para gases são chamadas de compressores rotativos ou de turbocompressores.
Bombas
As bombas hidráulicas podem trabalhar com diferentes tipos de vazões, alturas de elevação, tipos de fluidos, etc. Abaixo estão relacionadas as características de algumas bombas, que estão explicadas detalhadamente. O tipo de fluido utilizado por elas, dependendo do tipo de rotor que cada uma usa, está explicado junto com a descrição das bombas.
- Bombas Centrífugas: radiais, possuindo um ou mais estágios, possuem de baixa a alta capacidade. Para um simples estágio: Altura: 6-50 m ; Rotações: 400 - 4000 rpm ; Rendimento: 60 - 90 % ; Rotação Específica: 10 - 80
- Bombas de Fluxo Misto: de simples ou de vários estágios. Para um estágio: Vazão: acima de 0.5 m3/s ; Altura: 3 - 30 m ; Rotações: 200 - 4000 RPM ; Rendimento: 80 - 90 % ;