Movimentação de Materiais
Conceituação
Segundo Chivenato (2005), dá-se o nome de movimentação de materiais a todo fluxo de materiais dentro da empresa. Esse fluxo pode ser horizontal, quando se dá dentro de um espaço plano e em um mesmo nível, ou vertical, quando a empresa utiliza edifício de vários andares ou níveis de altura. A movimentação de materiais é uma atividade que demanda grandes esforços que podem ser minimizados através da utilização de equipamentos facilitadores e adequados para cada tipo de material, contribuindo de forma a proporcionar aos colaboradores do chão de fábrica uma execução melhor das atividades. Para Moura (1998) apud Tuji Júnior (2003), o fluxo de material é a movimentação de materiais dentro de um espaço previamente definido tendo como variáveis o caminho, a velocidade de movimentação e quantidade movimentada. A dificuldade em determinar o melhor fluxo desses materiais é o ponto fundamental para que se tenha uma fluidez nos processos produtivos. O projeto de movimentação de materiais deve considerar no investimento de equipamentos, a sua efetiva necessidade no processo produtivo. É uma tarefa indispensável a qualquer sistema produtivo visando não somente o abastecimento das seções produtivas, mas também a garantia de sequência do próprio processo de produção entre as diversas seções envolvidas.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
SILVA JÚNIOR, Ivan Alves da Silva; COSTA NÉTO, Miguel Crecêncio da; ANDRADE, Rosângela Silva de; PONTES, Trícia Thaise e Silva; SANTOS, Victor Hugo Clementino dos; PIMENTEL, Cristine. Armazenagem e movimentação de materiais em uma empresa varejista do ramo de material de construção. João Pessoa – PB, 2009.
TUJI JÚNIOR, A.; BASTOS, L. C. Análise da Gestão do Fluxo de Materiais no ambiente de produção da indústria da construção civil: Um estudo de caso aplicado ao processo