Movimenta o de Materiais
ESTOQUES
Materiais comprados
ALMOXARIFADO
estoques da empresa
Estoque é a composição dos materiais que não são utilizados em determinado momento, mas que existem em função de futuras necessidades. Estocar significa guardar algo para utilização futura.
Utilização remota no tempo
guarda prolongada
$$$$$$$$$ Ocupa espaço alugado ou comprado, requer pessoal adicional, significa capital empatado, exige seguro contra incêndio, roubo, etc.
O DESAFIO
Ter estoque implica em custo e despesa de estocagem.
Se a utilização for imediata, pode não haver tempo suficiente para estocar, havendo risco de paralisação da empresa por qualquer atraso no fornecimento.
Situações extremas:
- estoque demasiado e por longo tempo ou;
- estoque insuficiente e atrasado.
O desafio é conhecer o meio-termo e aplicá-lo a todos os itens de estoque.
Almoxarifado, Depósito e Armazém
Os estoques não ficam apenas no almoxarifado ou depósitos. Eles se distribuem também pelas diversas seções produtivas à medida que as MP estão sendo processadas e transitam de uma seção para outra, como materiais semi-acabados (partes do produto) e como materiais acabados (que são componentes que depois de montados constituirão o PA).
Estoques de Produtos
•
•
•
•
•
5 principais tipos de estoque, a saber:
Estoques de Matéria Prima.
Estoques de materiais em processamento ou em trânsito de uma seção para a outra.
Estoque de materiais semi-acabados, isto é, estocados após algumas operações e que serão transformados em um ou mais produtos.
Estoques de materiais acabados ou componentes, que são peças isoladas e sub montagens.
Estoques de produtos acabados (PA).
Estoque e Movimentação de Materiais
Estoques de materiais em processamento
• São os estoques de materiais que estão sendo processados nas diversas seções que compõem o processo de produção. Também denominados estoques de materiais em vias ou em processo, e se encontram sendo trabalhados nas seções do processo produtivo. Quase