macro fluxo
2 – secretaria MF
3 – diretoria MF
4 – administração MF
5 – financeiro MF
6 – estoque
7 – salas de aula
8 – salas dos professores (Pedagógico) MF
Marketing
Administrativo
Pedagógico
Preparando um Macro-Fluxograma
Macro-Fluxo é uma visão geral do SGQ ou melhor, da Organização, porém sem o detalhamento de cada processo. Este tipo de fluxograma mostra apenas as relações existentes entre os processos. É o que chamo de ver a floresta, mas não as árvores.
Ao preparar um Manual da Qualidade, um dos requisitos desse documento é:
c) a descrição da interação entre os processos do sistema de gestão da qualidade. (item 4.2.2 da ISO 9001)
Isso nada mais é do que um Macro-Fluxo, uma visão geral do SGQ ou melhor, da Organização, porém sem o detalhamento de cada processo. Este tipo de fluxograma mostra apenas as relações existentes entre os processos. É o que chamo de ver a floresta, mas não as árvores.
Alguns gestores preferem mapear cada processo separadamente e só depois montar o Macro-Fluxo. Outros fazem o contrário. Independente de qual seja a sua opção, para preparar um Macro-Fluxo existem alguns passos que facilitam a tarefa.
Passo 1: Determinar os processos.
Antes de saber quem se liga com quem, é preciso definir quais os processos irão compor seu Macro-Fluxo (vamos chamá-lo de MF daqui em diante, ok?). O importante aqui é saber definir o que é processo e o que é sub-processo. Como o MF não deve se prender a detalhes, devemos considerar apenas os processos principais na sua confecção. Então, faça uma lista desses processos.
Como exemplo, vou utilizar uma estrutura simples que um amigo me passou e redesenhei no BizAgi:
Imagine que seus processos principais são:
Vendas, PCP, Compras, Fabricação e Manutenção.
Acrescentemos nessa lista a Direção, como o processo controlador de toda a estrutura. E também o Cliente, que é o principal foco da ISO 9001 e a razão da existência da empresa. Sei que o Cliente não é um