Moviemento feminista
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: MOVIMENTOS SOCIAS
IV BLOCO-NOTURNO
MOVIMENTOS FEMINISTAS
PICOS-PI, ABRIL DE 2014.
MOVIMENTOS FEMINISTAS
TRABALHO APRESENTADO Á DISCIPLINA MOVIMENTOS SOCIAIS MINISTRADOS PELA PROFESSORA MARDILA TAVEIRA, REFERENTE À OBTENÇÃO DA 2º NOTA DE 2014.1.
PICOS-PI, ABRIL DE 2014.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
DESENVOLVIMENTO 2
CONCLUSÃO 3
ANEXOS 4
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo uma analise dos movimentos feministas, destacando seu conceito, contexto histórico do seu surgimento, principais movimentos, e a sua conjuntura nos dias atuais.
Desde os tempos remotos existem diferenças sociais entre homens e mulheres, seja nas sociedades patriarcais, na qual o homem era o chefe da família, seja nas sociedades matriarcais, em que a mulher comandava o núcleo familiar.
Dentro desse contexto, as mulheres insatisfeitas com essa situação de inferioridade estabelecidas desde os primórdios da sociedade, decidem se organizar e lutar em prol dos seus direitos, visando um papel de igualdade entre os gêneros, já que as mesmas eram taxadas como seres frágeis e submissas. No decorrer da luta dos movimentos feministas varias dificuldades foram encontradas ate chegarem ao seu real objetivo, porem conseguiram conquistar vários direitos, dentre os quais pode-se destacar uma das maiores conquistas: Lei Maria da Penha (Lei n. 11340, de 7 de agosto de 2006), que criou mecanismos para coibir a violência domestica e familiar contra a mulher, ou seja, aumentou o rigor nas punições para violência doméstica ou familiar. Hoje, agressores de mulheres podem ser presos em flagrante ou ter prisão preventiva decretada.
Contudo, as mulheres perpassam por diversas dificuldades que se modificavam de acordo com a conjuntura inserida, o que causou avanço e retrocessos na sua historia.