Movimentos Sociais
AM, MANAUS OUTUBRO DE 2013
ESCOLA ESTADUAL ERNESTO PENAFORT
MATHEUS LIMA N. 22
3 ANO 4 VESPERTINO
OS MOVIMENTOS SOCIAIS
AM, MANAUS OUTUBRO DE 2013
1. INTRODUÇÃO
Os movimentos sócias são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma sintução. Eles podem ser locais, regionais, nacionais e internacionais. Há vários exemplos de movimentos sócias em nosso dia a dia: as greves trabalhistas, movimentos por melhores condições de vida nas cidades, como por transportes, habitação, educação, saúde etc. Há tambem os movimentos étnicos, feministas, ambientalistas e estudantis, entre outros.
2. CONFRONTOS E PARCERIAS
Os movimentos socias são sempre de confronto politico. Na maioria dos casos eles têm uma relação com Estado, seja oposição, seja parceria, de acordo com os seus interesses e necessidades. Observam-se várias formas de atuação dos movimentos sócias:
contra ações do poder público que sejam considerada lesivas aos interesses da população ou de um setor dela, como determinada política econômica ou uma legislação que prejudique os trabalhadores.
Para pressionar o poder público a resolver problemas relacionada à segurança, à educação, à saúde, etc. em parcerias com o poder público para fazer frente às ações de um grupo ou empresas privadas.
Para resolver problemas da comunidade, independentemente do poder público, muitas vezes tomando iniciativa que caberiam ao Estado.
Existem também movimentos cujo objetivo é desenvolver ações que favorecem a mudança da sociedade com base no princípio fundamental do reconhecimento do outro, do diferente. Por meio desses movimentos, procuram-se disseminar visões do mundo, ideias e valores que proporcionem