mototaxistas
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA NO TRABALHO
PROJETO INTEGRADOR
Manaus – Am
2014
CARLOS PEREIRA
ATOS E CONDIÇÕES INSEGURAS DO MOTOCICLISTA NA CIDADE DE MANAUS
PROFESSOR:
Manaus –Am
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVOS GERAIS
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
4. METODOLOGIA
5. CRONOGRAMA
5.1 TEMA
5.2 PESQUISA
5.3 ELABORAÇÃO
5.4 ENTREGA
5.5 ORÇAMENTO
6. REFERENCIAL TEÓRICO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
A motocicleta vem ocupando um espaço cada vez maior na vida urbana das pessoas, seja por proporcionar facilidade e rapidez de deslocamento, seja porque as mudanças positivas da economia brasileira possibilitaram o acesso das classes menos privilegiadas a este tipo de veículo.
A indústria e as concessionárias, como estratégia de mercado, passaram a ofertar motocicletas cujos valores pagos mensalmente em financiamentos e em consórcios equiparam-se aos gastos mensais com transporte coletivo nos grandes centros urbanos. Assim, as classes sociais C e D passaram a ver na motocicleta um instrumento de liberdade individual de custo acessível e uma alternativa para o desconforto, a insegurança e a ineficácia que historicamente caracterizam o transporte coletivo nas cidades brasileiras.
A majoração do uso da moto aliada ao crescente número de acidentes tem resultado no aumento de pessoas incapacitadas. A explicação para esse fenômeno deve-se ao fato de que a maior ocorrência de acidentes graves é registrada entre os jovens, que em regra apresentam melhores condições de saúde para sobreviver a esses infortúnios.
Atos inseguros dependem exclusivamente de nós. Mas as condições inseguras estão a nossa volta. Pista molhada, pouca visibilidade e condições ruins de manutenção da motocicleta podem ser consideradas condições inseguras, mas como o próprio nome já diz,