Motoristas de onibus
Considerando que a atividade laboral dos motoristas de ônibus tem grande importância socialmente, não somente pelas condições de trabalho e riscos a que são expostos, mas também pela grande responsabilidade de sua atividade durante o transporte cotidiano de passageiros, surge o seguinte questionamento: como estão as condições de trabalho e saúde dos motoristas de ônibus?
São poucas as intervenções e interesse quanto as várias cargas e riscos ocupacionais a que os motoristas de ônibus estão cada vez mais expostos em seu trabalho que podem comprometer a saúde, gerando índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, colocando em risco sua própria vida e também a da população que utiliza o ônibus como meio de transporte.
O presente estudo teve por objetivo investigar as condições de trabalho e saúde dos motoristas de transporte coletivo, a fim de compreender melhor sobre a saúde do trabalhador, verificar as condições de trabalho de motoristas de ônibus e apresentar os reflexos das condições de trabalho na saúde dos motoristas.
1-CONDIÇÕES DE TRABALHO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE COLETIVO
Quem anda de ônibus sabe bem. Reclama-se muito do humor — ou melhor, do mau-humor — dos motoristas do transporte coletivo. No dia-a-dia, no vaivém das grandes cidades, são comuns os comentários sobre uma suposta má vontade, que seria típica desses profissionais. Poucos quesionam as razões desta situação.
No Brasil percebe-se que o trabalho dos motoristas profissionais são rotineiros e infelizmente apresentam condições de trabalho bastante inadequadas, com jornadas excessivas de trabalho, ocasionando em muitas noites mal-dormidas e consequentemente desencadeando distúrbios de sono.
Apresentam também hábitos alimentares inadequados, e estão expostos a violência urbana.
Dos profissionais que trabalham no trânsito, os motoristas de transporte coletivos são um dos que mais sofrem pressões.
Estas pressões têm origens externas e internas. Por pressões