Análise Ergonômica - Motorista de ônibus
A inserção das empresas neste mercado extremamente competitivo, o fornecimento dos melhores equipamentos e condições de segurança para a realização das atividades é um fator imprescindível, a fim de tornar o ambiente de trabalho um ambiente propício a um bom desenvolvimento e produtividade, e assim essas medidas influenciam nos resultados da empresa. A ergonomia é uma disciplina que abrange vários conhecimentos que permitem compreender a interação humana com outros sistemas. Consequentemente, a ergonomia dispõe de métodos facilitadores à análise e sistematização do trabalho.
Análise da Demanda
A etapa inicial refere-se ao levantamento de dados globais da população sob análise. Nessa etapa é realizada a delimitação do campo de ação e é desenvolvido o primeiro levantamento sobre a população em questão, a finalidade deste levantamento é indicar situações em que seja necessária a instrução de uma demanda ergonômica. Para encontrar esses eventos, foi aplicado um questionário.
A partir do resultado do questionário e das observações, foi elaborada uma planilha com as percepções iniciais a respeito dos problemas. Esta ferramenta permitiu a listagem por ordem decrescente dos problemas causados pelas atividades, tornando assim possível a identificação das principais fontes geradoras de problema.
Análise da Tarefa
Esta etapa explicita a tarefa executada pelos motoristas de ônibus . Verificou-se que os problemas em sua maioria residiam no trabalho monótono, movimentos repetitivos e postura inadequada. Tal conclusão tornou prioridade os movimentos