Motores
GESTÃO TECNOLÓGICA – AUTOMAÇAO INDUSTRIAL
MÓDULO III -
MÁQUINAS ELETRICAS
PROF. JOSUÉ AQUINO
Dariel Andrade
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS
GESTÃO TECNOLÓGICA – AUTOMAÇAO INDUSTRIAL
MÓDULO III -
MÁQUINAS ELETRICAS
PROF. JOSUÉ AQUINO
1) Quais requisitos devem ser levados em consideração para a seleção de um acionamento elétrico?
Na seleção do motor, vários fatores são determinantes. A importância desses fatores depende da utilização a que o motor está sujeito e das possibilidades dos investimentos.
Abaixo inúmeros fatores que devem ser considerados no processo de seleção de um motor: * Fonte de alimentação: Tipo, tensão, freqüência, simetria, equilíbrio etc. * Condições ambientais: agressividade, periculosidade, altitude, temperatura etc. * Exigências da carga e condições de serviço: potencia solicitada, rotação, esforços mecânicos, configuração física, ciclos de operação, confiabilidade etc.; * Consumo e manutenção (varia com os interesses econômicos, perspectiva a curto ou longo prazo); * Controlabilidade: posição, torque, velocidade, corrente de partida (de acordo com exigências da carga).
2) Quais são as características básicas dos motores AC e DC?
Motores DC: são conhecidos por seu controle preciso de velocidade e por seu ajuste fino e são, portanto, largamente utilizados em aplicações que exigem tais características. Vale comentar que a utilização dos motores de corrente continua teve um grande incremento nos últimos anos, graças à eletrônica de potencia, Fonte estáticas de correntes continua com tiristores confiáveis de baixo custo e manutenção simples, substituíram os grupos conversores rotativos. Com isso, motores de corrente continua passaram a constituir alternativa mais atrativa em uma serie de aplicações.
Motores AC: a grande maioria das aplicações tem sua configuração mais econômica com a utilização de motores de indução de gaiola. Estima-se que 90% em